Solo de “I Love It Loud” – Kiss

Olá, amigos!

Esta música do Kiss marcou demais a minha geração, pois foi a música de trabalho da banda em sua primeira visita ao Brasil, em 1983, e foi executada até em rádios AM!

Seu solo é um dos poucos tocados por Paul Stanley, o cantor principal e guitarrista base. Acontece que no álbum “Creatures Of The Night”, o guitarrista original Ace Frehley estava de saída, tanto que só aparece na capa do álbum e no clipe desta música. Então, vários guitarristas foram convidados para a gravação, inclusive Vinnie Vincent, que foi efetivado logo após o seu lançamento.

A extensão do solo é curta, mas muito eficiente. Tecnicamente, é construído apenas com double bends, um elemento interpretativo muito comum em classic rock. Esta técnica consiste em tocar duas notas simultâneas e em uníssono, sendo que uma delas permanece pressionada na escala da guitarra e a outra faz um bend de um tom, para alcançar a altura daquela primeira nota.

Assim como neste solo, é comum acrescentar um vibrato à nota que faz o bend, para esta “cantar” melhor.

Como bom compositor que é, Paul Stanley criou uma melodia simples, facilmente assimilável, com motivo melódico ascendente e descendente, conduzido por uma divisão rítmica contínua e igualmente simples.

Confiram a partitura e o vídeo, gravado numa aula, e toque este solo bem alto!

Abraços,
Milton Medusa.

Publicação Original: https://www.miltonmedusa.com.br/solo-de-i-love-it-loud-kiss/