Márcio Okayama

Coordenador Pedagógico, Professor de Guitarra e Violão



Nascido em 15 de dezembro de 1971, sagitariano, ascendente em aquario, lua em escorpião, fruto de um experimento que misturou genes japoneses com italianos.

Se apaixonou pela música desde a tenra idade, influenciando pela mãe, professora de piano e o pai médico com uma coleção insana de discos de vinil. Fez da guitarra seu caminho de vida, atuando em estradas plurais, da didática, estúdios, palcos, mercado editorial (editor técnico e colunista da Guitar Player).

Navega por terrenos plurais do rock a música experimental, do fusion ao violão erudito.


Especialidades

Rock
Fusion
Música Erudita
Música Experimental
New Age
World Music

BIOGRAFIA

Okayama tocou em todo o circuito paulistano de Rock n’ Roll e Heavy Metal, pisando em palcos que variavam desde o Victoria Pub até o Centro Cultural São Paulo, passando pelo Bourbon Street e pelos extintos Aeroanta e Black Jack com bandas como Anonimato e Electric Shadows (que teve ampla execução na Radio Brasil 2000 FM nos anos 90).

Além de tocar e gravar ao lado de instrumentistas e bandas como Stu Hamm, Mozart Mello, Wander Taffo, Kiko Loureiro, Eterna, Nilton Wood, Rubens Salles, Silas Fernandes, Edu Ardanuy, Sergio Buss, Fickle Pickle, Tempo Livre, Fabio Ribeiro, Blezqui Zatzaz, Raphael Du Valle, Luciano Borba (Twister), Joe Mograbi, Younsen Maia, Luis Sacomã, Max Robert, Raissa Machado, Wilson Ramos, Floriano Villaça, Duca Bellintani, Garden All, Luis Pagoto, Christiano Rocha, Chico Wilcox, Fabio Augusto, Rodrigo Brizzi, Zuzo Moussawer, Alien Groove, Desconstrução Sônica, Hercilio Ramos, Arthur Maia, Luis Caldas , Giba Favery e Ricardinho Paraiso, Emilio Mendonça entre muitos outros, Márcio participou de muitas edições de eventos como Guitar Player Festival, Cover Baixo Festival, Cover Teclado Festival e Modern Drummer Festival.

O professor Okayama – que teve aulas com guitarristas como: Mike Stern, Mozart Mello, Michel Perie e Wesley Caesar – começou a lecionar em 1989, dando aulas particulares, dois anos mais tarde ingressou na Faculdade Carlos Gomes, onde se tornou bacharel em violão erudito desenvolvendo trabalhos de recitais solos e de música de câmara alem de estudar arranjo e musicologia.

Em 1997 foi convidado por Wander Taffo para integrar o time da EM&T, escola na qual, além de ajudar na elaboração do programa didático, lecionar Fusion e Rock, acumulou a função de coordenador do curso on line.

Na qualidade de guitarrista e professor, Márcio Okayama iniciou sua duradoura relação com a mídia especializada, sendo convidado pela ‘Cover Guitar’ para trabalhar como transcriber e colunista na equipe da revista em 1996.

Mais tarde trabalhou como colunista e editor técnico da ‘Guitar Player’ (onde ainda assina varias colaborações), além ter sido colaborador assíduo de outras publicações como o ‘Guitar Class’,  ‘Tok para quem Toka’ e diversos portais online.

Dentro de sua performance didática, atuou nas edições da Expomusic desde 1994, representando diversas marcas de efeitos, guitarras, pedais e acessórios que fizeram parceria de endorsement com o músico.

Uma outra faceta de Okayama, definitivamente não menos importante, é a produção artística em trabalhos como Kadu Gouvêa (1995), “Banda Santuario” (2002), Chasing Fear (2003), Desconstrução Sônica (2004) “Lagartus” (2006) “CavernaLeste” (2007), entre outros.

Além disso, Márcio é produtor de trilhas sonoras desde 2002, tendo produzido diversas vinhetas para rádios.

Uma das particularidades que definem o guitarrista é a sua ligação com a Música Étnica e o New Age. Márcio já trabalhou com musicalização de Encontros e Palestras sobre Cromoterapia, Cura Holística e outros eventos de cunho metafísico.

Sua pesquisa étnica fez também com que ele lançasse o livro “Escalas Exóticas”, no qual mostra a utilização de frases e escalas oriundas da música oriental.

Como guitarrista e produtor, Okayama já participou de mais de 25 discos, entre eles o “G.U.I.T.A.R”, uma coletânea com os principais nomes da EM&T; “Cromato” um projeto New Age produzido e composto por Márcio Okayama que teve presença marcante na ‘Rádio Mundial’ – inclusive tendo uma das faixas aproveitadas para a vinheta de abertura no programa Momento da Nova Era; e sua participação no disco do “Eterna” Ephifany”, que repercutiu no exterior e lhe rendeu uma excelente crítica no site ‘Gospel Maniac’; tem sido destaque também em sites estrangeiros como o inglês “Truth in Shredin” e o japonês “We are funky chicken”.

Publicações de Márcio Okayama

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